3.6 Universalização do ENEM
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Universalizar o Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM, fundamentado em matriz de referência do conteúdo curricular do ensino médio e em técnicas estatísticas e psicométricas que permitam comparabilidade de resultados, articulando-o com o Sistema de Avaliação da Educação Básica – SAEB, e promover sua utilização como instrumento de avaliação sistêmica, para subsidiar políticas públicas para a Educação Básica, de avaliação certificadora, possibilitando aferição de conhecimentos e habilidades adquiridos dentro e fora da escola, e de avaliação classificatória, como critério de acesso à Educação superior

Dados disponíveis para País, Região, Estado

Neste indicador, podemos acompanhar o percentual de alunos do 3º ano do Ensino Médio que realizam ENEM.

Como podemos observar, o número destes alunos que realizam o ENEM vem aumentando, assim como a relativa porcentagem deste grupo em relação ao total dos alunos do 3º ano do Ensino Médio.

Para o cálculo deste indicador, utilizamos dados do Censo Escolar e do ENEM.

Fonte: MEC/Inep/DEED

Elaboração: Todos Pela Educação