Tempo integral
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Estimular o acesso à Educação Infantil em tempo integral, para todas as crianças de 0 a 5 anos, conforme estabelecido nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil.

O indicador mostra o número de matriculados na Educação Infantil Integral em relação ao total de matriculados nessa etapa de ensino. Também é possível acompanhar a porcentagem de matriculados em período integral para Ensino Fundamental e Ensino Médio, na Meta 6.

Como podemos perceber pelo gráfico, a porcentagem aumentou de 26,7% em 2011 para 28,8% em 2014. É possível ainda desagregar o indicador para Creche e Pré-Escola: na Creche, o indicador chegou a 58,8% em 2014; já na Pré-Escola, o percentual é de 11,3% no mesmo ano.

Para o cálculo deste indicador, considera-se como tempo integral a jornada média diária de sete horas ou mais. Cabe destacar, no entanto, que o conceito de Educação Integral pressupõe a organização de atividades com base em um projeto pedagógico e não apenas o cumprimento da carga horária. Esta dimensão não é captada pelo indicador apresentado.

Fonte: MEC/Inep/DEED/Censo Escolar

Elaboração: Todos Pela Educação