Os limites do termômetro da qualidade

Por Fundação Lemann, 29 out, 2013

Os indicadores da meta 7, assim como os da meta 5, são os únicos que aferem a qualidade da aprendizagem dos alunos. Por isso, merecem atenção redobrada. Olhar para indicadores de aprendizagem é essencial para um país que quer se desenvolver e atender aos direitos de sua população. É importante notar que o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), utilizado para acompanhar a meta 7, possui algumas limitações. Por isso, é fundamental que toda leitura seja feita de forma bem atenta. Primeiramente, é necessário levar em conta que o Ideb é composto por dois indicadores com características bem diferentes (resultado na Prova Brasil e taxas de aprovação). Avanços nos indicadores de aprovação são possíveis sem uma melhora da qualidade. Portanto, a leitura do Ideb deve sempre ser feita olhando-se também para os resultados desses dois componentes em separado.
 
Com a instituição da Prova Brasil e a criação do Ideb, passamos a ter indicadores para todas as escolas sobre avanços de aprendizagem, um marco importante para o País. Desde então, os Anos Iniciais do Ensino Fundamental são a etapa que apresenta maior progresso. Os Anos Finais do Ensino Fundamental evoluíram pouco, enquanto o Ensino Médio se mostra praticamente estagnado. Nos próximos anos, o Ministério da Educação espera avanços mais consideráveis no Ideb, e será importante acompanhar se unidades da federação e municípios conseguirão caminhar nessa direção.
 
Um grande desafio em relação à qualidade é garantir equidade. As discrepâncias entre regiões, entre unidades da federação de uma mesma região e entre municípios de uma mesma unidade da federação são consideráveis. Algumas ações vêm sendo feitas em relação a municípios e unidades da federação com Ideb muito baixo. É importante acompanhar o quão efetivas elas são. Já um outro desafio é garantir um acompanhamento mais amplo de competências importantes para que um jovem desenvolva na escola as habilidades necessárias para a construção de seu projeto de vida.